PELE SENSÍVEL? DESCUBRA QUAIS COMPONENTES EVITAR

Descubra de uma vez por todas quais componentes evitar na sua rotina de cuidados com a pele sensível e quais reações o uso desses componentes podem causar na sua pele.

PELE SENSÍVEL? DESCUBRA QUAIS COMPONENTES EVITAR

Você tem a pele sensível? E sabe quais componentes deve evitar? As reclamações relacionadas à sensibilidade da pele só aumentam a cada dia, principalmente durante o período de inverno, onde tende a deixar a pele naturalmente mais fragilizada. Por isso, quem sofre com esse probleminha deve redobrar a atenção e cuidado na hora de escolher os produtos que vão compor a rotina skincare e, além disso, evitar certos ingredientes que podem irritar a pele com mais facilidade.

Características de uma pele sensível

Uma pele sensível pode possuir características diversas, como marcas de vermelhidão, uma grande irritação na área do rosto,  desconfortos recorrentes, ressecamento da cútis e inflamações.

Tais características provém de uma série de diferentes condições da pele, incluindo acne, rosácea e eczema. Entretanto, pode estar associada a uma pele sem tais condições, dita como pele ‘normal’, mas que é exposta a alguns fatores externos, como radiação solar, poluição do dia a dia e, principalmente, substâncias químicas e certos ingredientes cosméticos para o cuidado da pele. Por isso, trouxemos uma série de componentes para evitar se você tem a pele sensível, e não passar mais por esses probleminhas.

Atenção com a Vitamina C

Sim, o componente queridinho do momento no mundo dos cosméticos pode não ser ideal para o seu tipo de pele.

A Vitamina C é muito recomendada devido às suas propriedades antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres que causam a aceleração do envelhecimento da pele. Contudo, este ativo tende ao surgimento de dermatites em algumas pessoas, condição caracterizada por irritação, coceira e vermelhidão da pele. E, para você não ficar de fora desses benefícios da Vitamina C, já existem alternativas equivalentes, como a melatonina, que é uma substância muito utilizada para regularizar o sono. A melatonina pode ser aplicada sobre a pele para agir no combate aos danos causados pelos radicais livres, já que tem a capacidade de desacelerar o processo oxidativo.

Cuidado com o Peróxido de benzoíla

Muito utilizado em cosméticos e rotina de skincare no combate à acne severa, o peróxido de benzoíla é capaz de acabar rapidamente com a bactéria causadora da condição. Entretanto, você deve ter muito cuidado com este componente. Este ativo pode ser especialmente agressivo para peles sensíveis, podendo causar um péssimo ressecamento, irritação prolongada e vermelhidão no rosto. Uma ótima alternativa para a substituição ao peróxido de benzoíla, você pode optar pelo ácido azeláico, pois, além de atuar diretamente na batalha contra a acne, o componente auxilia na redução da inflamação da pele.

Pare com o Óleo de coco

Como um produtinho natural, o óleo de coco está ganhando cada vez mais atenção devido a sua variedade de usos para a pele e cabelos. O óleo tem propriedade hidratante e é rico em antioxidantes. Contudo, ele favorece a obstrução dos poros e, consequentemente, o surgimento de acne, além de inflamar ainda mais a pele sensível. Para substituir o óleo de coco, o ideal é trocar pelo óleo de jojoba, que garante uma hidratação máxima devido a sua alta capacidade de reter água na pele.

Atenção redobrada com o Ácido salicílico

Extremamente eficaz no combate à acne, o ácido salicílico ajuda no controle da oleosidade excessiva, desobstruindo os poros e reduzindo a inflamação.

Além disso, o ácido salicílico também é utilizado para prevenir e tratar cravos e espinhas. Entretanto, uma grande irritação e ressecamento acabam sendo os efeitos colaterais comuns do uso desse ativo em peles sensíveis. Uma substituição para esse componente é o extrato de hamamelis. Esse extrato é de uma erva com propriedades muito purificantes, calmantes e até regenerativas. E, assim como o ácido salicílico, a hamamelis regula a produção de sebo e higieniza os poros, além de combater as bactérias causadoras da acne.

Uma ajudinha da Biouté

Agora que você já entende quais substâncias deve evitar, você deve estar querendo produtinhos que possam te ajudar e beneficiar sua pele sensível.

Por isso, a Florame, marca francesa de skincare e óleos essenciais parceira da Biouté, possui uma linha inteira destinada para peles sensíveis, trazendo um cuidado e importância maior para esse tipo de pele. Além disso, a linha — de produção direto da França — tem como benefício a característica de possuir produtos totalmente orgânicos e com certificado de validação. Por isso, não deixe de conferir nossos produtinhos!

Você já sabe quais componentes evitar para sua pele sensível agora, né? Todo cuidado é pouco, e cada informação é muito bem vinda. A gente espera que você tenha anotado tudo!

Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Siga-nos nas nossas redes sociais