O QUE É UM PERFUME NATURAL?

Com perfumes naturais você além de se sentir cheiroso você cuida da sua saúde. Muitos desconhecem a existência da perfumaria natural. Nesse post, respondemos às dúvidas mais comuns de quem quer se cuidar um pouco mais.
O QUE É UM PERFUME NATURAL?
A perfumaria é uma arte milenar que sempre despertou a curiosidade das pessoas em diversas culturas.

Os primeiros relatos são do Antigo Egito e por muitos séculos, a perfumaria foi aperfeiçoada por químicos árabes. Até, no século XIV, chegar à França, onde se plantavam muitas flores, estabelecendo-se como centro de criação de essências até hoje.

Embora algumas perfumarias ainda misturem aromas naturais com sintéticos, a maioria dos perfumes mais conhecidos são compostos de pelo menos 80% de químicos aromáticos, por serem mais baratos e muito semelhantes aos naturais. Mas ainda muitos poucos produzem perfumes com alta concentração de produtos realmente naturais pelo mundo. Para muitos a perfumaria natural ainda é desconhecida, ou cheia de mistérios.

Os perfumes comuns não são também naturais? Qual a diferença? Qualquer pessoa pode usar? E para sanar todas essas dúvidas que a Biouté preparou essas respostinhas para as dúvidas mais comuns.

Do que é feito o perfume natural?

Perfumes naturais são feitos de óleos aromáticos extraídos apenas de fontes diretas da fauna e flora. Sem processos industriais. Essas fontes de essências aromáticas podem ser flores, folhas, madeira, sementes, raízes, caules e resinas, por exemplo. A fonte animal também ainda é usada em perfumes para chegar em algum aroma específico ou como nota de base, para aumentar a fixação.

O ingrediente muito conhecido musk é obtido por meio das secreções de cervos ou gatos almiscarados. Já o âmbar cinza é extraído do intestino de baleias cachalote. Alguns perfumes naturais usam essências extraída de animais. Então uma dica para os veganos é ficar atento aos ingredientes antes de comprar. Já outras perfumarias trabalham apenas com essenciais vindas de plantas, também conhecidas como perfumes botânicos.

E ainda, existem empresas que produzem perfumes veganos e cruelty-free (sem crueldade animal), onde além de não usar essenciais vindas de animais, também não testam seus produtos em animais.

Qual a diferença de um perfume natural para o convencional?

As grandes perfumarias do mundo costumam utilizar ingredientes sintéticos pelo preço mais baixo, maior disponibilidade e maior quantidade de aromas. Esses aromas costumam ser mais uniformes, com menor complexidade em comparação aos aromas naturais. Alguns perfumes famosos contém uma mistura de essências sintéticas e naturais, porém a quantidade de essências naturais não chega a ser relevante. São usadas para dar tons diferenciados. Os aromas naturais são mais sutis e mais complexos em questão de aroma. Tornando os perfumes naturais mais interessantes.

Fragrâncias naturais são a mesma coisa que óleos essenciais?

As fragrâncias naturais são diferentes dos óleos essenciais. A diferença está na hora de extração dos insumos naturais. No caso dos óleos essenciais, a extração é focada no total da complexidade do composto por causa das propriedades terapêuticas. Já na extração das fragrâncias naturais, o propósito é apenas extrair ao máximo sua totalidade complexa aromática.

O uso de perfume natural é diferente do convencional?

Não há diferença no uso de perfumes naturais, em comparação aos perfumes tradicionais. Usa-se colocando no corpo pelo pescoço e/ ou nos punhos, como todos estão acostumados. Como perfumes naturais não possuem compostos químicos que foram manipulados para durar e fixar por mais tempo na pele, experimente passar seu perfume natural em partes com menos fluxo de sangue para o aroma durar mais tempo exalando.

Quanto tempo o perfume natural dura normalmente?

Como já dito, os perfumes naturais costumam ter um tempo de fixação no corpo menor. Então, quem gosta de sentir-se perfumado o dia inteiro costuma ter um frasco menor para acompanhar a jornada diária e reutilizar quando necessário. As notas de corpo – com ingredientes menos voláteis são as notas principais da fragrância – costumam durar de 3 a 5 horas no corpo. Já as notas de base podem durar de 12 a 14 horas depois de passados. No frasco, os perfumes naturais duram indefinitivamente se guardados em locais longe da luz do sol e calor.

Outra coisa que estraga os perfumes é o oxigênio. Então, indica-se sempre prestar atenção se os vidros estão bem fechados. É aconselhado trocar o frasco do perfume para um menor quando o frasco está parcialmente usado e não pretende usá-lo por um tempo. O oxigênio deteriora algumas notas de cabeça – as primeiras que se sente por serem mais voláteis. Portanto, quanto menor quantidade de oxigênio armazenado dentro do vidro, por mais tempo o aroma se preserva.

Pessoas com alergia podem usar perfume natural?

Essências sintéticas costumam ser um empecilho na vida de pessoas que têm problemas de saúde como alergias, asmas e sensibilidade para alguns componentes químicos. E por causa desses problemas que muitos das perfumarias naturais surgiram, querendo ajudar essas pessoas a usarem perfumes de forma natural, sem agredir o corpo. A maioria das pessoas com restrição ao uso de perfumes convencionais, não encontram problemas ao usarem essências aromáticas naturais.

Todo perfume natural é orgânico?

As composições das essências produzidas por cada perfumaria são únicas. Existem perfumarias naturais que ainda usam uma porcentagem de essências sintéticas e outras que fazem um blend estritamente de essências naturais. E ainda existem empresas que além de não usar insumos sintéticos, escolhem a dedo os ingredientes para entregar perfumes inteiramente feitos de ingredientes orgânicos ou processados a partir de ingredientes orgânicos.

Um exemplo é a linha de perfumaria natural da Florame. Com certificado Cosmos Organics, todos os insumos para produção dos perfumes são orgânicos. Ainda, são produtos veganos, feitos sem uso de substâncias de origem animal e nenhum animal foi usado para testes. Feito com misturas naturais de essências de flores, frutas e ervas, os perfumes de lavanda, jasmim e citrus são únicos com fragrâncias suaves, marcantes e, o mais importante, naturais. Para continuar cuidando de você e quem você gosta.

Agora que já sabem tudo sobre perfumes naturais, corre para o site da Biouté conferir as opções e os outros produtos que temos disponíveis. Se tiverem mais dúvidas, nossa equipe pode ajudar pelas redes sociais ou aqui no site.
Siga-nos nas nossas redes sociais