NATURAL X VEGANO X CRUELTY FREE: QUAL A DIFERENÇA?

NATURAL X VEGANO X CRUELTY FREE: QUAL A DIFERENÇA?

Natural x Vegano x Cruelty Free: qual a diferença? Atualmente, muito se fala sobre esses termos, principalmente no mundo dos cosméticos. Investir nosso dinheiro em produtos que não agridem o meio ambiente cada vez mais se torna um princípio fundamental na hora de escolher onde comprar.

Mas será que você sabe explicar as diferenças entre cada uma dessas nomenclaturas? Muitas pessoas ainda não sabem de fato o que cada termo significa e qual mais se encaixa no seu estilo de vida consciente. Por isso, nós viemos explicar direitinho para você a diferença entre cosmético natural, cosmético vegano e cosmético cruelty free.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE VOCÊ SABER A DIFERENÇA ENTRE NATURAL, VEGANO E CRUELTY  FREE?

Primeiramente, em nosso cotidiano, consumimos cada vez mais produtos de estética, por atenderem nossas necessidades e estão super enraizados em nossa rotina. Entretanto, você já parou para pensar em como esses cosméticos são produzidos e com quais ingredientes são feitos?

É muito importante que você saiba a diferença entre os termos para que você identifique num rótulo e embalagem, assim ajudando você a não levar para casa produtos que não condizem com seus princípios e posicionamentos.

Sendo assim, queremos ajudar você a ter consciência e conhecer as diferenças entre cosmético natural, vegano e cruelty free, para você saber o que está comprando.

COSMÉTICO NATURAL

Os cosméticos naturais são produzidos, como o nome já adianta, com o uso de substâncias encontradas na natureza. Mesmo assim, podem possuir até no máximo 5% de ingredientes sintéticos seguros.

Com isso, um cosmético natural pode incluir, por exemplo, ingredientes de origem animal, como mel e leite, já que esses também são considerados substâncias naturais. Essa é a principal diferença entre um produto natural e um produto vegano.

COSMÉTICO VEGANO

Diferentemente do cosmético natural, o vegano possui exclusivamente apenas ingredientes naturais vegetais e minerais. Logo, quando dizemos sobre produtinhos de beleza veganos, descrevemos aqueles que não contém nenhum derivado de origem animal em seu processo de fabricação. Nada de leite, nem mel, nem qualquer outra substância dessa categoria.

Entretanto, os cosméticos veganos também podem conter ingredientes sintéticos em sua composição. Além disso, para um produto ser considerado vegano ele não pode ser adepto ao teste em animais, assim como qualquer outro tipo de exploração durante suas etapas de produção.

CRUELTY FREE

Um cosmético Cruelty Free assegura que não houve a realização de testes e crueldade em animais para validar a composição do produto, além de poupar e de não haver qualquer exploração durante o processo. Muitas marcas e produtos já estão caminhando para atingir esse ganho do selo internacional Cruelty Free.

Para você identificar se um cosmético tem selo Cruelty Free, note se na embalagem possui, por exemplo, a imagem do famoso coelhinho saltando — um dos animais mais utilizados em testes.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE CADA UM SIGNIFICA, QUAL A DIFERENÇA ENTRE NATURAL, VEGANO OU CRUELTY FREE? 

É simples. Um produto com certificado Cruelty Free não faz testes nem explorações em animais. Mas o que torna um produto ser vegano, além de ser cruelty free é não possuir ingredientes de origem animal.

Já um produto natural, sua principal característica é a grande porcentagem de ingredientes provindos da natureza, entretanto pode ser cruelty free ou não, e possuir substâncias de origem animal.

COMO VOCÊ PODE SABER SE UM PRODUTO NATURAL, VEGANO OU CRUELTY FREE É CONFIÁVEL?

A maneira mais indicada para identificar essas especificações nos cosméticos é através da informação nos rótulos e embalagens. Fique de olho se os itens possuem certificações que comprovem que eles são cosméticos naturais, veganos e/ou cruelty free. Os certificados e selos envolvendo esses termos dão uma segurança maior na hora de adquirir o produtinho.

A Biouté, por exemplo, tem certificação internacional Ecocert, organismo de inspeção que busca viabilizar processos de produção que respeitem o meio ambiente. Além disso, também visa o uso responsável da energia disponível e dos recursos naturais, setores socialmente responsáveis e melhor qualidade e segurança do produto. 

Você agora consegue saber a diferença entre cosmético Natural, Vegano e Cruelty Free? A gente espera que você tenha pegado tudo! Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Siga-nos nas nossas redes sociais