DICAS NATURAIS DE COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE COLÁGENO NA PELE

Veja como aumentar a produção de colágeno na pele através de 6 dicas naturais e que podem ser facilmente colocadas em prática.

DICAS NATURAIS DE COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE COLÁGENO NA PELE

O colágeno é uma proteína extremamente importante para a saúde da pele. É ele quem você deve recorrer para evitar as rugas da idade e para ter uma pele lisa e bonita. No entanto, a produção do colágeno diminui gradativamente conforme vamos envelhecendo: é um processo natural e inevitável que se inicia a partir dos 25 anos. Portanto, para garantir que a sua derme se mantenha firme e jovial por mais tempo, é preciso estimular a produção dessa proteína no organismo. Quanto mais natural esse processo for, melhor. Por isso, separamos algumas dicas funcionais de como aumentar a produção de colágeno na pele. Confira:

Antes de tudo, entenda O QUE É O COLÁGENO

O colágeno é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. É a substância mais abundante do nosso corpo, trabalhando desde o nosso nascimento para manter as células individuais unidas e assim dar suporte para a pele e para os músculos. Essa proteína também faz parte dos ossos, órgãos internos e vasos sanguíneos, além de interferir na saúde das unhas e também dos cabelos. 


No entanto, aproximadamente aos 25 anos, os níveis dessa proteína começam a cair, pois o corpo diminui a sua produção gradativamente. Dessa maneira, linhas de expressão e rugas vão aparecendo, a pele vai ficando mais flácida e, consequentemente, envelhecendo.

Como aumentar a produção de colágeno?

Mas não se desespere: é possível reverter parte desse processo. Existem algumas medidas naturais e seguras que você pode colocar em prática para estimular a produção de colágeno. Confira:


  1. Priorize uma alimentação saudável

A alimentação é um fator que contribui muito para o aumento da produção de colágeno. Busque ter uma dieta balanceada e saudável: proteínas magras, frutas (principalmente as que contêm vitamina C), vegetais, fibras, ácidos graxos insaturados e especiarias contribuem para a saúde da derme. Esses alimentos possuem aminoácidos e ingredientes ricos em antioxidantes, que promovem o metabolismo ideal e a defesa contra estressores ambientais. Incorpore em seu cardápio carnes magras, frutos do mar, quinoa, feijão, lentilha, nozes, ovos, folhas verdes, frutas vermelhas e ácidas. 


  1. Capriche em sua rotina de skincare

Outra dica é potencializar a rotina de skincare. Manter o cuidado diário com a pele contribui para aumentar a produção de colágeno. E quanto mais naturais e livres de ingredientes artificiais forem os produtos, melhor será para a sua pele. Higienizar a pele com um limpador é fundamental para a sua rotina, pois ele também remove a oleosidade e estimula a renovação da pele. O tônico facial também é muito importante, pois contribui para normalizar o pH da pele, além de eliminar os resíduos não removidos pelo sabonete. O ácido hialurônico estimula a produção de colágeno e aumenta a hidratação cutânea; já a vitamina C estabiliza o colágeno que foi produzido pelo organismo. Portanto, você pode combinar produtos que contenham esses dois tipos de componentes! Se perdeu com tanta dica de skincare? Não se preocupe. Aqui você pode ver a ordem correta de passar cada tipo de produto.


  1. Tenha bons hábitos de vida

Ter bons hábitos na sua rotina não impactam somente a sua pele, como também a saúde do seu corpo em geral - sem contar na da mente! Hábitos de vida, como fumar, não ter um sono de qualidade e se estressar com frequência contribuem para o processo de aceleramento do envelhecimento. Isso acontece porque esses fatores aumentam a produção de radicais livres que degradam o colágeno. Portanto, de nada adianta ter uma alimentação saudável e bem balanceada se, por exemplo, você costuma dormir muito mal e se estressa muito durante o dia. 


  1. Invista nos dermocosméticos

Os dermocosméticos unem beleza e ciência em produtos que agem diretamente na pele. Cremes e séruns possuem compostos que auxiliam na produção de colágeno, como o sérum facial Beauty Shot, da linha You&Oil, da Biouté. Totalmente natural e vegano, possui dois componentes de algas vermelhas combinados com taurina e oligofurcelarano, que hidratam e ajudam a revitalizar as células do tecido conjuntivo que produzem o colágeno. Clique aqui e conheça mais sobre esse produto.


  1. Não largue o protetor solar

Você costuma usar protetor solar todos os dias? Independente de fazer sol ou chuva, ele é um grande aliado para atrasar o envelhecimento da pele. Os raios solares destroem as fibras de colágeno, deixando a derme mais amarelada, fina e com vasos dilatados. O protetor solar ajuda no combate da elastose solar, promovendo uma pele mais saudável e claro, diminuindo as chances do aparecimento de doenças na pele. Mas lembre-se de procurar um filtro solar que seja adequado para o seu tipo de pele.


  1. Atente-se à suplementação

Muitas pessoas buscam já de início recorrer à suplementação. Porém, nem sempre esse é o caminho mais assertivo. O uso das cápsulas é mais indicado com o passar dos anos, quando o corpo mostra sinais específicos, como pele fina, diminuição na espessura dos fios de cabelo, enfraquecimento das unhas, etc. De qualquer forma, é sempre extremamente necessário ter acompanhamento médico antes de iniciar qualquer tipo de suplementação. Consulte sempre profissionais antes de tomar qualquer passo.


Essas foram as nossas dicas naturais de como aumentar a produção de colágeno na pele. Você sente que agora entende mais sobre o assunto? Então queremos te convidar para conhecer o nosso Sérum Facial Hidratante com Colágeno Beauty Shot da You & Oil. Ele será um grande aliado para você manter a proteína em dia. Até a próxima!

Siga-nos nas nossas redes sociais