COMO A AROMATERAPIA PODE AUXILIAR NO BEM-ESTAR E NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS

A saúde mental das crianças também precisa de atenção e a aromaterapia tem muito a contribuir com o bem-estar, as emoções e a mente dos pequenos. Saiba mais aqui, no blog da Biouté!
COMO A AROMATERAPIA PODE AUXILIAR NO BEM-ESTAR E NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS
Se tem algo que nossas avós e bisavós sabiam era usar o melhor da natureza para cuidar dos filhos, netos e bisnetos. Não estava se sentindo bem? Lá vinham elas com seus chás e ervas para curar as cólicas, dores de cabeça, desconfortos estomacais e dores em geral. Para nossa felicidade, esse conhecimento permanece em muitas gerações e, hoje em dia, além dos chazinhos também contamos com o poder da aromaterapia para cuidar das pessoas que amamos.

Os óleos essenciais, extraídos de flores, plantas e raízes, assim como as infusões, são grandes aliados da nossa saúde física, mental e emocional. São uma forma natural e saudável de aliviar dores e de diminuir a ansiedade e a insônia de adultos e crianças, por exemplo. E sim, as crianças também têm insônia, podem sofrer de ansiedade e outras doenças psicológicas e emocionais.

Nesse caso, a aromaterapia é muito bem-vinda porque cuida dos pequenos de uma forma natural, sem que haja a necessidade de recorrer a substâncias químicas e, caso o uso de medicamentos seja necessário, ela também pode ser uma aliada no tratamento.

4 dicas para cuidar do bem-estar e da saúde mental das crianças

1 - Ter uma rotina é importante Uma das formas de cuidar do bem-estar e da saúde mental das crianças é criando uma rotina. Saber que há hora para acordar, tomar o cafezinho da manhã, fazer um lanche, estudar, almoçar, tomar banho, brincar e dormir é importante para que elas compreendam seus limites e responsabilidades; aprendam, criem hábitos saudáveis desde novinhas e aproveitem seus momentos de lazer. Fora que, a partir desses horários pré-estabelecidos, os pequenos compreendem que você também tem uma rotina e que os momentos em família precisam ser aproveitados.

2 - Converse, ouça e compreenda as crianças Não é porque uma criança tem menos idade e experiência de vida que os adultos que ela não merece ser ouvida. Os pequenos também precisam dialogar e ter um espaço para se sentirem seguros, para falarem e expressarem o que sentem: pensamentos, inseguranças, dificuldades na escola, com os amigos, e afins. Portanto, esteja aberto para ouvir e a dialogar, para buscar entender o que a criança sente, antes de afirmar que é uma “birra passageira” - muitas vezes, por trás das birras, há questões emocionais que precisam ser tratadas. E essa abertura é muito importante para que haja confiança e uma relação boa entre pais e filhos, por exemplo, - além de ser ótimo para o bem-estar e a saúde mental da criança.

3 - Dormir bem é essencial para manter a saúde em dia Como anda o soninho das crianças? Dormir bem é fundamental para que elas cresçam saudáveis e felizes. Durante a primeira infância é no sono que o cérebro concretiza as memórias do dia. Entre um e cinco anos, a criança precisa dormir de 10 a 14 horas - incluindo as sonecas. E se os pequenos não estão conseguindo dormir, têm insônia, pesadelos constantes, medos e afins, é bom ficar de olho, conversar, buscar entender o que está acontecendo e, caso necessário, buscar o auxílio de um profissional, como o psicólogo.

4 - Tenha um tempo de qualidade com as crianças Já falamos sobre rotina, sobre a importância de ouvir as crianças, de identificar se elas têm uma boa noite de sono e, claro, também é importante que vocês passem um tempo de qualidade juntos. Mas o que é esse tal “tempo de qualidade”?, talvez você esteja se perguntando. O tempo de qualidade está relacionado às atividades que vocês farão juntos.

Essas atividades precisam estimular a criatividade dos pequenos, o aprendizado e proporcionar felicidade, bem-estar e segurança. Ler histórias, desenhar, assistir à um filme, dançar, praticar esportes, entre outros, pode ajudar na coordenação motora, na liberação de energia e criar memórias incríveis. Se você tem o hábito de meditar e fazer yoga, por exemplo, ensine as crianças.

Busque introduzir essa prática no dia a dia - e aproveite a aromaterapia para deixar o momento mais gostoso e relaxante. Quanto mais cedinho eles aprenderem a balancear corpo e mente, a respirar corretamente e a se concentrar, melhor. No início pode ser mais difícil, mas com criatividade, tudo é possível.

Aromaterapia: óleos essenciais indicados para as crianças

E já que falamos de aromaterapia, existem muitos óleos essenciais indicados para as crianças. Só é importante ficar atento quanto a forma de uso - alguns deles podem ser aplicados na pele, enquanto outros, usados apenas em aromatizadores de ambiente, por exemplo.

Como nós, da Biouté, amamos aromaterapia e todos os benefícios que a natureza é capaz de proporcionar, temos uma linha de óleos essenciais 100% naturais para os adultos e para as crianças. Os KI Kids, da You&Oil, possuem um blend de aromas capazes de diminuir cólicas, dores de cabeça, aumentar a imunidade e até proporcionar um soninho agradável para os pequenos - e esses são só alguns dos que temos em nossa loja online.

O Óleo Essencial Infantil Ansiedade, por exemplo, é formulado para os momentos em que as crianças estão passando por grandes mudanças: de escola, o nascimento de um irmãozinho, mudança de casa, cidade, separação dos pais… Ele é feito apenas com ingredientes naturais e sua composição possui cânfora, manjerona, camomila e mirra - uma combinação ótima para acalmar, relaxar e revigorar os ânimos.

Já o Óleo Essencial Infantil Imunidade, contém ingredientes naturais com efeitos antibacterianos e antivirais, que fortalecem o sistema imunológico e evita doenças respiratórias, defendendo o corpo de bactérias, vírus e fungos. Sabe aquela fase em que a criança está tendo muitas cólicas? A aromaterapia também pode ajudar.

O Óleo Essencial Infantil Cólica, da You&Oil, alivia o desconforto intestinal proporcionado pelos gases ou cólicas. Ele contém óleo essencial de cominho negro, que ajuda na digestão dos alimentos, distensão abdominal e na dor de estômago.

Viu como é possível inserir a aromaterapia no dia a dia das crianças, para que elas vivam mais felizes, tranquilas e saudáveis?

Então já sabe: precisou de um óleo essencial para cuidar de quem você tanto ama, é só acessar nossa loja. E para continuar por dentro das novidades em aromaterapia, fique de olho em nosso blog e redes sociais. Sempre temos informações fresquinhas!

Até a próxima! :)
Siga-nos nas nossas redes sociais