6 MANEIRAS CRIATIVAS DE USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

Extraído de uma planta apreciada por seu aroma, o óleo essencial de lavanda pode ser usado para diversas funções - desde cuidar do cabelo e da pele até melhorar o humor e concentração! Conheça 6 maneiras criativas de usar esse óleo perfumado sem sair da rotina!
6 MANEIRAS CRIATIVAS DE USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
O óleo essencial de lavanda é, sem dúvida, um dos óleos essenciais mais conhecidos do mundo.

Utilizado em diversos tipos de medicina tradicional e métodos terapêuticos, é um produto com diversos benefícios tanto para o corpo, quanto para a mente. Mas além dessas curiosidades, você realmente sabe para que serve o óleo essencial de lavanda - e mais importante, de que maneiras pode usá-lo? Venha com a gente e descubra!

O que é o óleo essencial de lavanda?

A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma planta do gênero Lavandula, sendo a mais conhecida a Lavandula angustifolia. Muito usadas para arranjos, as flores da lavanda possuem um aroma inconfundível - muito apreciado por suas propriedades terapêuticas calmantes! O óleo essencial da lavanda é extraído de suas flores, e para isso existem diversos métodos, incluindo a prensa a frio ou quente. A prensa a frio é a melhor delas, pois o óleo essencial é um produto muito volátil e que evapora com facilidade - sendo a prensa a frio, portanto, adequada para preservar todos os seus componentes e propriedades intactos!

Quais benefícios traz?

A propriedade mais conhecida do óleo de lavanda é, sem dúvida, a propriedade calmante. Porém, existem muitos outros benefícios que, se aproveitados da maneira correta, podem trazer muito bem-estar e qualidade de vida! Confira:

Calmante para a mente
Calmante para a pele
Recupera de cabelos ressecados
Levemente cicatrizante
Ansiolítico

De que maneiras posso usar?

Para aproveitar todos os benefícios desse óleo, é preciso ter em mente um objetivo: você quer aproveitar os benefícios do aroma, para a pele ou para o cabelo? Confira alguns métodos comuns, mas super bacanas para trazer para a sua rotina!

Aromatizar ambientes

Quem não adora uma sala perfumada? Na hora de meditar, descansar ou simplesmente para dar um cheirinho gostoso, o aroma de lavanda é ideal para promover um ambiente tranquilo e cheio de paz! Para aromatizar um ambiente com óleo essencial de lavanda é fácil, e ainda existem vários jeitos!

Aromatizador Elétrico:

Para usar um aromatizador elétrico, é fácil: basta plugá-lo na tomada ou entrada USB (dependendo do seu modelo) e colocar no recipiente 7 gotas de óleo essencial de lavanda. Você pode acrescentá-lo puro ou diluído em 1 colher de sopa de óleo de amêndoa!

Vela Perfumada:

Velas perfumadas de lavanda são uma opção excelente e elegante - que não só perfuma, como também serve de decoração! Se não encontrar uma vela aromatizada, você pode pingar algumas gotas de óleo na superfície de uma vela comum (sem encostar no pavio) e permitir que o calor da chama o vaporize!

Bacia de Água Quente:

Sem vela nem aromatizador? Sem problemas! Você pode pegar o pote ou pratinho fundo que gostar mais, encher de água quente (quente o suficiente para subir vapor) e pingar algumas gotas de óleo! O calor e o vapor irão espalhar o aroma pelo ambiente de forma tão eficiente quanto os últimos dois métodos.

Escalda-Pés Só o aroma não é suficiente?

Um escalda-pés é a opção ideal para uma tarde de relaxamento! Para fazer, é fácil: basta encher uma bacia com 5 litros de água quente (em uma temperatura confortável), acrescentar uma mistura pronta para escalda pés, e pingar algumas gotas de óleo essencial! Depois disso, é só mergulhar os pés, recostar-se de maneira confortável e relaxar. S

e não encontrar uma mistura pronta, você pode fazer sua própria mistura calmante acrescentando os seguintes ingredientes à água quente:

1 punhado de Flores de camomila
1 punhado de Erva doce
1 punhado de Flores secas de lavanda
5 gotas de óleo essencial de lavanda
1 colher de sal
1 colher de óleo de coco

Para hidratar a pele seca

Para hidratar a pele seca com óleo essencial de lavanda, basta acrescentar 5 gotas do óleo essencial para cada colher de sopa de óleo vegetal de amêndoa doce. Faça a quantidade que precisar para passar pelas regiões necessárias! Se gostar, você ainda pode acrescentar essa mistura ao seu creme hidratante regular. Além de hidratar, também recupera e protege a pele, principalmente se passado antes de dormir!

Para recuperar cabelos danificados

Para recuperar cabelos danificados usando o óleo essencial de lavanda, basta misturar 5 gotas do óleo essencial, 1 colher de óleo de jojoba ou rícino e três colheres do seu creme de hidratação preferido! Acrescente a mistura aos cabelos e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Nesta proporção, o creme recupera o cabelo danificado, restaura o brilho natural e também auxilia no crescimento saudável! E o aroma exalado na hora do enxágue ainda tem um delicioso efeito calmante.

Quem pode usar?

Como qualquer óleo essencial, o óleo de lavanda é um produto muito concentrado, e jamais deve ser utilizado em sua forma pura sobre a pele! Contanto que usado com cautela e mantendo distância dos olhos e boca, crianças a partir de 3 anos já podem usar.

Por ser um óleo de baixa toxicidade, pode ser usado a qualquer momento do dia e é seguro para todas as idades a partir da indicada acima. Basta seguir as instruções, de acordo com o seu objetivo, e aproveitar os benefícios desse óleo maravilhoso!

Curtiu essa dica? Nos siga nas redes sociais e confira muito mais como essa, todos os dias!

Compartilhe com seus amigos e confira nossa seleção com mais de 50 óleos essenciais orgânicos, especialmente para você!
Siga-nos nas nossas redes sociais